quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Escola e trânsito: uma parceria para a vida


     A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Preocupada com essa realidade mundial e local, a escola trabalha a temática de forma lúdica para que a aprendizagem seja acessível às crianças. Sendo assim a palestrante Irisneide da ATTM juntamente com os palhaços batata e batatinha proporcionaram aos alunos uma momento de aprendizagem de forma lúdica sobre trânsito, enfocando o uso do cinto de segurança, a cadeirinha e os cuidados necessários em travessia das ruas.
   No final a professora Aurenice juntamente com os alunos da 050 apresentaram um musical sobre trânsito chamado “Bicicleta”.
Palestrante da ATTM Irisneide

Palhaços da  ATTM

Verificação da aprendizagem através de perguntas

Apresentação dos  palhaços sobre o uso de veículos

Musical Bicicleta no trãnsito - Ensaio prof. Aurenice


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escritor tocantinense visita a escola para compartilhar a experiência de escrever contos

     A professora Hulaneide Martins está desenvolvendo o projeto "Narrando o Quati e Outros Contos". O projeto é desenvolvido em forma de oficinas, e a 4ª oficina teve como ação o encontro com o escritor do livro, Fidêncio Bogo, para um momento de conhecimento mais intenso de sua obra.
    O encontro aconteceu no auditório da escola, e foi um momento extremamente rico e importante para os alunos e a professora do projeto.
     No encontro os alunos fizeram perguntas ao autor sobre curiosidades geradas pela leitura do livro, e num bate-papo bem descontraído, aprenderam a importância dos contos regionais existentes em nosso estado. Houve também a apresentação dramatizada do conto "Nóis mudemo" que emocionou a todos, inclusive o autor do conto. Logo após esse encontro, os alunos trouxeram um lanche que foi caprichosamente preparado pela secretária geral da escola Cristina Aguiar.
Professora Hulaneide e o escritor Fidêncio
Escritor Fidêncio Bogo
Alunos da  080
Alunos da turma 081
Apresentação do conto "Nóis mudemos"
Momento de socialização

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA

   Essa foi a temática abordada pelo grupo de teatro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins no palco do auditório da ETI Vinícius de Moraes.
   Durante a apresentação o grupo chamou a atenção para a conscientização de não vender o voto, sendo que o eleitor perde o direito de cobrar melhorias sociais.
    A peça trata também de políticos corruptos que gastam o dinheiro do povo com fazendas e outros projetos pessoais.
   Ao final foi pedido aos alunos que transmitissem o recado para os familiares e vizinhos que irão votar nessa eleição, pedindo que não venda o seu voto.
Prefeito contando o dinheiro do povo




Escola aproveita eleições para desenvolver atividades, como simulação de votação, debates e apuração de votos.

Com objetivo de mostrar como funciona o processo eleitoral e despertar o pensamento crítico dos alunos, a escola juntamente com as professoras Iraci Pereira e Jane Oliveira simularam uma eleição com os alunos através de urnas cedidas pelo TRE- TO.
   Os alunos tiveram a oportunidade de formar chapas, formar coligações, criar propostas e fazer campanhas em outras salas.
   A Escola entende que é muito importante esclarecer a importância da eleição e seu significado para a cidadania. É preciso ter consciência de que esta escolha define a vida social e política do país e quando um eleitor se abstém delega este papel a outras pessoas, daí a importância da temática ser abordada na sala de aula.

  Após a eleição foram apresentados os candidatos vencedores:

 PRESIDENTE - Thalisson;
GOVERNADOR -Lucas Epifânio;
SENADOR - Paulo Roberto;
DEPUTADO FEDERAL - Matheus Silveira;
DEPUTADO ESTADUAL - João paulo.

Distribuição de propaganda

Fazendo campanhas em outras turmas

Momento da votação

Organização da fila para votar - Valéria e Beatriz Ozika 070

Momento da apuração - Alunas da 070

domingo, 26 de setembro de 2010


O trabalho junto aos pais ou responsáveis dos alunos da ETI Vinicius de moraes é considerado de suma importância para todo o processo pedagógico vivenciado nesta unidade.
A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. Não é o único e tão pouco o mais importante dos instrumentos, mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os outros pais as conquistas e desafios.
A parceria entre pais e escola, quando está afinada, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos e solidificar a construção dos conhecimentos. ensando nisso a escola compartilha também com os pais os momentos de conguistas dos alunos e foi com esse objetivo que os foram chamados para verem a exposição dos trabalhos dos alunos que participaram do FAES, das conquistas do handebol, masculino e feminino, e premiação do projeto Ler é bom, experimente.


Alunos e pais na reunião
Professora de Artes Izana weber com os alunos participantes do FAES
Pais recebendo certificado do FAES com os filhos
Exposição de trabalhos participantes do FAES

Troféu 1º lugar nos JET's

Alunos vencedores dos JET's - HANDEBOL
Troféu 3º lugar handebol feminino
Alunas do handebol feminino





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Handebol masculino é medalha de ouro nos JET’s.

A etapa final de handebol masculino dos Jet’s – (Jogos Estudantis do Tocantins) contou com a equipe do Vinícius de Moraes vencedora ( medalha de ouro), carimbando passaporte para representar o estado na etapa nacional em Fortaleza. O jogo da final aconteceu na cidade de Paraíso/TO contra a equipe do colégio Marista de palmas.
       Já a equipe de handebol feminina ficou em 3º lugar , medalha de bronze.


Parabéns a professora Letícia e aos alunos que não mediram esforços pra esse resultado!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto Folclore apresenta mitos e lendas brasileiras

    A cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, as professoras do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, juntamente com as coordenadoras, Inês Lenir, Luciana e Marinélia Maciel, aproveitaram para trabalhar com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira. Os alunos puderam expressar tradições culturais, como, lendas, crenças populares, contos, adivinhações, rimas cantigas roda e etc.

   As atividades foram desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisaram as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Após a pesquisa eles criaram cartazes com ilustração de textos, adivinhas, parlendas, provérbios, dramatizações de lendas, contos e etc. O projeto culminou com apresentações no auditório como forma de socialização.



   Esta é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Companhia de teatro da SANEATINS alerta para os perigos do desperdício de água.


          A companhia de teatro da SANEATINS visitou a escola na sexta- feira dia 03/09 para apresentar o espetáculo “O duelo entre a poluição e a limpeza” o grupo de teatro mostrou que se as pessoas continuarem poluindo as águas, se extinguirá a vida no planeta.
        Durante a apresentação os atores alertaram para a preservação dos mananciais de água, e para evitar o desperdício, citando dados, como por exemplo:

Escovar dentes com torneira aberta = gasta 80 litros de água

Lavar louça com torneira aberta = gasta 100 litros de água

Lavar carro com mangueira em meia hora = gasta 560 litros de água

Lavar calçada com mangueira = gasta 280 litros

Banhos longos = gastam 95 a 180 litros de água

     Alertou  ainda que o banho deve ser rápido, cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
    A Apresentação mostrou que a poluição sempre perde quando há pessoas educadas e preocupadas com as questões ambientais, e que se cada um fizer a sua parte, preservando e evitando o desperdício, teremos um planeta seguro para nós e para as outras espécies.