Hanseníase: vamos todos apagar essa mancha em Palmas
Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde minitraram uma palestra para os alunos do 8º e 9º ano sobre os perigos e cuidados com a Hanseníase.
Os alunos aprenderam o que é a Hanseníase - Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sanguee - como ela é transmitida - Não é uma doença hereditária, a forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente; os sintomas são: - Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato; Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas; Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regiões cobertas; O tratamento - será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribuídos pela rede pública de saúde.
Durante a palestra falou-se também no preconceito das pessoas com os pacientes doentes de hanseníase, daí a importância também do tratamento ser levado a sério.Inicio da palestra no auditório |
Situação da pele do paciente com Hanseníase |
Slide abordando sobre o preconceito |