terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola  vence em primeiro lugar o concurso Construindo a Nação

    O concurso tem o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas do Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, instituiu o Prêmio “Construindo a Nação”.
     A realização desta edição do Prêmio é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil e da Confederação Nacional da Industria – Conselho Permanente de Responsabilidade Social e Serviço Social da Industria - Nacional.
     A escola foi premiada na categoria Ensino Fundamental, com o projeto " Eleições na escola: um despertar para a cidadania".








  A escola Vinícius de Moraes realizará atividades voltadas para a conscientização dos alunos e comunidades sobre o Dia mundial de luta contra a AIDS, além de slides e cartazes, a escola também distribuirá para cada funcionário um lacinho vermelho , simbolo da campanha na luta contra a AIDS para ser usado durante todo o dia.
   Durante o mês de novembro a escola realizou palestra com os alunos sobre a temática, tirando todas dúvidas dos adolescentes.
  O objetivos dessas ações é conscientizar os adolescentes de práticas sexuais seguras, e os cuidados para evitar  a contaminação da doença.
Laço feita de fita vermelha para serem usados pelos funcionários durante todo o dia.
   No dia 1º de dezembro além dos alunos terem produzidos caratazes de orientação sobre a Aids, todos os servidores da escola usaram o lacinho vermelho simbolo da luta contra a AIDS, como pode ser verificado nas fotos abaixo.
Professores usando o lacinho simbolo da luta contra a AIDS.
Professor Daniel, Rubens e professora Izanna.

Toda a equipe abraçou a campanha do uso do lacinho
Supervisora Elisangela, Professora Lídia e Márcia

Ana Raquel desenvolvendo suas atividades com o lacinho vermelho

 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Palestra sobre a importância do Plantio de àrvores
Houve um tempo em que se plantar árvores era somente brincadeira de criança, houve tornou-se obrigação civil divulgada mundialmente por diversas campanhas.

 A escola preocupada com a realidade atual de Palmas em relação ao clima, convidou o palestrante Luis Hildebrando Presidente do GAIA – Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia, ONG que se preocupa com as questões ambientais, para falar da importância da preservação das matas e ainda do plantio de árvores.

    Luis Hildebrando iniciou a palestra mostrando o trabalho da ONG e um vídeo da atual realidade de Palmas, em relação ao desmatamento, destacando as quadras que mais desmataram e as áreas verdes que não são preservadas. Abordou também sobre a  importância da plantação de árvores nativas para a preservação das espécies, dos benefícios que as plantas nos proporcionam, tanto aos seres humanos quanto aos animais.

    E ao término recebeu simbolicamente das mãos do aluno do 6º ano Mikael sementes de plantas nativas do cerrados que foram recolhidas durantes as aulas de Educação Ambiental, pelas professoras Crhistiane e Jane Pereira.

Apresentação do papel da GAIA

Áreas de Palmas que foram desmatadas sem licença

Biodiversidade ameaçada devido desmatamento

A importância da preservação para a vida

O que é Mata Ciliar e sua importância

Entrega de sementes de plantas nativas arrecadas pelos alunos

 


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESCOLA REALIZA PASSEATA PELO FIM DA DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO

   Nesta sexta-feira, 19, a partir das 9 horas, a Escola  realizará na Avenida Palmas Brasil uma passeata para chamar atenção da comunidade quanto à necessidade de extinguir a discriminação e o preconceito étnico-racial, além de buscar a igualdade social em todos os aspectos.
   A passeata faz parte do Projeto Educando na Diversidade: Todos pela Igualdade Étnico-racial, que a escola desenvolve com a participação de todos os alunos. Durante a passeata estarão presentes os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e toda a equipe escolar.
   A culminância do projeto acontecerá dia 24 quarta-feira, com uma palestra ministrada pelo Professor Doutor Francisco Patrício Esteves, da Universidade Federal do Tocantins. A programação se estenderá durante todo o dia e contará ainda com apresentações de danças, desfile da beleza negra, teatro, poesia, exposição de trabalhos, entre outras atividades.
Escola convida Polícia  Federal para falar sobre Drogas na reunião de pais

    A Escola realizou neste dia 10/11 uma reunião com os pais desta unidade para tratar de assuntos educacionais, e na oportunidade ofereceu uma palestra sobre os perigo das drogas.
   A diretora da escola Olga Jocenara abordou sobre  as conguistas dos alunos na III etapa do FAES, a classificação no concurso Energias do Mundo e também sobre os aprovados no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia 2011. Olga falou também sobre o término do ano letivo, a entrega de boletins, a renovação de matrícula, e sobre o reforço que a escola está disponizando para os alunos depois das 16 horas.
  Após os informes gerais da escola, o policial Federal Junior, a convite da escola, falou aos pais e alunos sobre os perigos das drogas, e as conseguências dentro de casa; alertou aos alunos para terem cuidado ao serem  abordados na rua por pessoas estranhas. Junior  mostrou imagens de pessoas que ficaram viciadas e as transformações que seu corpo sofreu após o vicio.
  A reunião finalizou com a entrega de boletins nas salas pelos professores, oportunizando aos pais uma aproximação maior para conversar sobre seu filho no dia-a-dia.
Reunião com os pais - III bimestre
Homenagem aos alunos que participaram do FAES - Música

Palestrante da Polícia Federal sobre os perigos das Drogas

Auditório lotado  de pais atentos na palestra sobre as Drogas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

   Dia temático na Escola

  A Escola realizou nesta sexta dia 04/11 seu último Dia Temático do ano.
    Os dias temáticos são datas de mobilização das escolas participantes do projeto em todo o Brasil em torno de questões relevantes para a sociedade. Tematizando as ações voluntárias realizadas cotidianamente, ou promovendo eventos e atividades especiais – desenvolvidas a partir de processos educativos complementares às atividades pedagógicas.
   As escolas estimulam o conhecimento e o debate acerca de vários temas. Essa é mais uma oportunidade para as escolas convidarem pais e responsáveis a conhecerem mais de perto a realidade da escola (projetos, desempenho da instituição, etc) Além disso, é uma ocasião também para que as escolas, com apoio dos núcleos e parceiros locais, possam oferecer serviços à comunidade do entorno, buscando recuperar o papel da escola como pólo de referência comunitário.
   A escola promoveu uma palestra com o Teólogo Valdivino sobre Orientação Sexual e  DSTs e uma oficina para a comunidade e professores de outras escolas,  ministrada pela amiga da escola Ana Raquel sobre decoração natalina com garrafa pet.
Palestra sobre Orientação Sexual
Slides sobre as DSTs
Momento das perguntas formuladas pelos alunos
Oficina com garrafa pet

Cortando as garrafas
A instrutora Ana Raquel confere o resultado final do curso

 
Parabéns aos alunos aprovados e classificados no processo seletivo médio integrado 2010.

   A ETI Vinícius de Moraes conseguiu aprovar um número considerável de alunos neste ano de 2010. De todas as inscrições feitas, aqueles que não foram aprovados, foram classificados, não possuindo assim nenhum aluno eliminado nesta avaliação.
  Parabéns a todos os alunos e professores  que, com muito esforço, alcançaram este mérito.
Aprovados:


Leandro Ribeiro da Silva - 3º lugar - Informática

Arthur Ramos Alencar Mariano - 7º lugar - Informática
Mateus Soares dos Santos Lima - 16º lugar - Informática
Anne Jemima Marques França - 3º lugar - Eventos
Emilly Selvati Coelho - 8º lugar - Eventos
Kahlil Kaio Dias de Menezes - 7º lugar - Agronegócio
Hélcio Walter Vieira da Silva Júnior - 11ºlugar - Edificações

Classificados:

Administração
Monize Rodrigues Neres
Larissa Gomes de Carvalho Tito
Flávio Gonzaga da Silva
Mirelly Marinho de Sousa
Danyllo Frietas Pereira
Brunna Marinho

Informática
Nikolas Dantas Nicério
Elcius Ferreira Barbosa Júnior
Mateus Araújo

Edificações
Ederme Veras de Araújo Júnior
Bárbara Fonseca da Silva
Isabela Barros Luciano Silva
Henrique Lima da Silva

Agronegócio
Meony Oliveria Sá

Eventos
Marqueane Pereira Silva

Mecatrônica
Bruno Henrique Tabosa Lopes

.... "O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre." ...









       O concurso cultural Energias do Mundo trouxe como tema "A História das Energias no Mundo: passado, presente e futuro".
        Na escola o edital foi  trabalhado pela professora Izzana weber na disciplina de Artes.
       A comissão do concurso já definiu os finalistas das cinco regiões participantes que são: Pará; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Tocantins; e a região Sul/Sudeste.
      Na quarta região, que abrange todos os 139 Municípios do Estado do Tocantins, dos dez trabalhos finalistas escolhidos sete são de escolas do município de Palmas, dentre elas está a Escola de Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes com o tema Montanhas Verdejantes.
    No site www.energiadomundo.com.br alunos e professores podem conferir todo o regulamento do projeto e as regiões e escolas finalistas, bem como acessar materiais educativos referentes ao concurso.
      O concurso Energias do Mundo tem como público alvo alunos das escolas públicas, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, de diversas regiões brasileiras, que tiveram oportunidade de inscrever trabalhos com temática Ambiental, sob a orientação de seus professores.
     Os trabalhos artísticos exploraram técnicas como colagem, pintura, desenho e/ou qualquer outra linguagem voltada às artes visuais.
      Parabéns ao aluno Araguacy Duailibe e a professora Izana Weber pela classificação no concurso!





segunda-feira, 8 de novembro de 2010


   Em comemoração ao Halloween, os professores de Língua Inglesa Rubéns Cisterna e Lígia Póvoa realizaram várias atividades juntamente com outros professores sobre o tema.
   Foi trabalhado a história da festa cultural existente principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. Na oportunidade os alunos confeccionaram cartazes, desenhos, assistiram filmes, pintaram o rosto, fizeram desenhos e realizaram desfile de fantasias.
    A premiação aconteceu na quadra juntamente com os alunos e professores das séries finais.
 
Confeccção de cartazes com a Professora Hulaneide
 
Cartazes
Filmes  no auditório com a Professora Lígia relacionado a Halloween

Desenhos realizados nas aulas do Professor Rubéns
 
Votação dos professores para a escolha do melhor desenho
 
Professora Aparecida pintando o rosto dos alunos
 
Professores Rubéns e Lígia entregando a premiação dos 3 melhores



Escola realiza confraternização para homenagear os servidores no dia 28 de outubro

        A escola realizou uma confraternização na pizzaria Dom Vergílio para homenagear todos os servidores que trabalham nesta unidade.
     Com o objetivo de confraternizar o dia do servidor público, a equipe gestora organizou um rodízio de pizza para que os servidores pudessem confraternizar o seu dia. No momento a Diretora Olga Jocenara distribui para cada funcionário uma lembrancinha personalizada.
    O evento contou com a participação de mais de 90% dos servidores da escola.



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Hanseníase: vamos todos apagar essa mancha em Palmas

    Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde minitraram uma palestra para os alunos do 8º e 9º ano sobre os perigos e cuidados com a Hanseníase.
    Os alunos aprenderam o que é a Hanseníase - Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sanguee -  como ela é transmitida - Não é uma doença hereditária, a forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente; os sintomas são: - Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato; Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas; Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regiões cobertas;  O tratamento  - será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribuídos pela rede pública de saúde.
   Durante a palestra falou-se também no preconceito das pessoas com os pacientes doentes de hanseníase, daí a importância também do tratamento ser levado a sério.


Inicio da palestra no auditório

Situação da pele do paciente com Hanseníase
Slide abordando sobre o preconceito